Av. São Paulo, 1035 - Zona 2, Cianorte - PR, 87200-424
(44) 3629-9168
O Dr. Marcos Gomes é um otorrinolaringologista que conta com mais de 20 anos de experiência.
As principais áreas tratadas pelo otorrinolaringologista estão na cabeça e pescoço dos pacientes e, por isso, alguns dos sintomas frequentes ao se procurar por esse profissional são: obstrução ou secreção no nariz, dificuldades auditivas como surdez, zumbido e dores nessa região, dores de cabeça, dores e sangramentos no ouvido e ainda outros como ronco, rouquidão na voz e dor de garganta.
Em relação às doenças mais tratadas, as principais são: otite (inflamação no ouvido), sinusite e rinite (inflamações nas cavidades nasais), apneia (suspensões na respiração), distúrbio de labirinto (inflamação no ouvido interno), amigdalite (inflamação nas amígdalas), faringite (inflamação na faringe) e surdez (diminuição ou perda da capacidade de audição).
Rinite, sinusite, amigdalite, otite, apneia, são doenças comuns e todas são tratadas pelo otorrino, inclusive em determinados casos o tratamento é feito com cirurgia. Geralmente os procedimentos cirúrgicos na garganta, nariz e ouvidos causam pequenas ou médias intervenções.
As cirurgias feitas por essa especialidade vão muito além das plásticas, sendo essenciais para a audição e respiração. Indo desde a correção do desvio de septo até cirurgias do canal auditivo para corrigir ou evitar a perda da audição.
Estão entre as cirurgias feitas pelo otorrino: sinusectomia, amigdalectomia, septoplastia, uvulopalatofaringoplastia (cirurgia para tratar roncos e apneia do sono), rinoplastia, timpanotomia, entre outras.
A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É indolor, feito com anestesia local na forma de spray caso o paciente tenha muita náusea.
O exame de audiometria é um tipo de teste que visa avaliar a possibilidade de perda auditiva em pacientes de diversas idades.
Realizado por profissionais qualificados em sua condução, requer o uso de equipamentos de tecnologia avançada para que o resultado diagnóstico seja preciso. Ele é feito em uma cabine de isolamento acústico, onde o paciente entra e fica sentado. Do lado de fora, um fonoaudiólogo toca diferentes sons e o paciente deve sinalizar quando consegue escutar o som. Essa é a audiometria tonal.
Caso ele não consiga ouvir determinados ruídos e tons sonoros, o fonoaudiólogo avalia seu tipo de perda auditiva, de deficiência e se há ou não a necessidade de realizar medidas para corrigir essa perda auditiva, além de testes adicionais para confirmar mesmo se há perda auditiva.
O exame otoneurológico avalia a função do labirinto com diversos estímulos e movimentos de olhos, cabeça e corpo. Ele tem duração média de uma hora e é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, quando realizada a eletronistagmografia, ou óculos com câmeras infravermelhas – no caso da videonistagmografia – que registram as respostas dos testes realizados.
A Nasofibroscopia é um exame endoscópico realizado para avaliar a cavidade nasal, faringe, cordas vocais e a laringe do paciente com o objetivo de diagnosticar inflamações, infecções, alterações estruturais ou a presença de corpos estranhos no interior do nariz.
Muitas crianças e até mesmo adultos sofrem pequenos acidentes e precisam ir ao otorrinolaringologista para a retirada de corpo estranho de cavidades como nariz, ouvido e garganta.
Os objetos mais achados dentro dessas cavidades são peças de brinquedo, brincos, miçanga, anéis, moedas, tecidos, papéis e fragmentos de esponjas de banho.
A cauterização química é normalmente realizada com nitrato de prata (50-80%) - que é transformado em ácido nítrico ao entrar em contato com a mucosa nasal úmida - ou com ácido tricloroacético 50-80%. A cauterização química está indicada para os casos de sangramento de pequena monta, sendo ideal em crianças.
Quando produzido excessivamente, o cerume pode originar uma "rolha" que diminui o sentido da audição e, em muitos casos, provoca dor de ouvido e zumbido. A Remoção da Cera de Ouvido em excesso é, portanto, indispensável para a manutenção da saúde auditiva e recuperação da sua integridade funcional.
Adenoidectomia é o nome dado ao procedimento cirúrgico responsável pela remoção do tecido linfóide localizado na parte superior da nasofaringe humana , conhecido como adenóide (carne esponjosa) ou tonsilas faríngeas.
O Dr. Marcos atua há mais de 20 anos como otorrinolaringologista e atende vários planos de saúde na Clínica Otorrinus. Além disso, o Doutor atua também na área de cirurgia plástica, especificamente na área de rinoplastia.
Links úteis
Av. São Paulo, 1035 - Zona 2, Cianorte - PR, 87200-424
Telefones para contato
(44) 3629-9168
(44) 99770-6020
otorrinus@hotmail.com